Tirando o visto para os Estados Unidos: Parte 2

   Uma vez de posse do passaporte você deve preencher um formulário online de solicitação de visto. Este post não vai esmiuçar como preencher o formulário, mas dar algumas dicas básicas sobre o assunto.
   Quem pleiteia o visto deve acessar o site: https://ceac.state.gov/GenNIV/default.aspx
 Primeiro escolha a tooltip language. Assim quando passar o mouse, em diversas opções, ele traduzirá para o português:



   Na primeira tela já temos que escolher em qual consulado desejamos fazer a entrevista. Aqui no Brasil existem apenas 4 locais disponíveis: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.  Na primeira vez que acessar o site você iniciará um novo preenchimento de formulário devendo acessar a opção "START AN APPLICATION":



Depois dessas telas iniciais você começa verdadeiramente o preenchimento do formulário DS-160. Não vou capturar as telas mas dar apenas alguma dicas do seu preenchimento.
Dica 1 : Mesmo com a ajuda em português passando o mouse pelas palavras (tooltip) é importante que você saiba ler em inglês ou esteja com o Google tradutor por perto. Eu não tive grandes dificuldades em entender o que se pedia.
Dica 2:  O preenchimento é longo. Sugiro a cada passo salvar o formulário. Você pode voltar depois e acessar o formulário que você iniciou através da opção "RETRIEVE AN APPLICATION" 
Dica 3: Escolha o tipo de passaporte correto. No meu caso que é uma viagem de turismo escolhi:
Purpose of Trip to the U.S. (1): TEMP. BUSINESS PLEASURE VISITOR (B)
Specify: BUSINESS & TOURISM (TEMPORARY VISITOR)
(B1/B2)
Dica 4: É bom já ter uma ideia de período da viagem, quantidade de dias, local que vai ficar, etc.
 Bom, o preenchimento do formulário só é extenso. Fiz tudo sozinho e foi tranquilo. 
Importante: Ao final do preenchimento do formulário você recebe uma página de confirmação do preenchimento do formulário DS160. Ela DEVE ser impressa e levada na triagem e no consulado.
No próximo post falarei sobre o pagamento das taxas e agendamento da entrevista...


Comentários

Postagens mais visitadas